Nesse trabalho, a turma fora separada em grupos de seis alunos, que seriam responsáveis por pesquisar sobre três fotógrafos e separar duas fotos de cada um deles para ser apresentado em aula, através de um slide coletivo da turma. Os fotógrafos separados para o grupo foram: Susan Meiselas, Marcel Gautherot e Monika Baumgartl. De acordo com a divisão, fiquei como um dos responsáveis por pesquisar sobre Marcel Gautherot.
Marcel Gautherot nasceu na França em 1910 e foi radicado no Brasil em 1940. Formado em arquitetura, ele trabalhou no Museu do Homem, o maior museu etnológico da França. Essas experiências foram importantíssimas para ele e influenciaram suas fotografias.
Inicialmente, ainda trabalhando como arquiteto, Marcel viajou para o México, onde documentou uma exposição de obras pré-colombianas. Depois, resolveu viajar pelo Brasil, partindo do Amazonas, onde documentou a cultura local, passando por Minas Gerais, onde ficou encantado com as sociedades ribeirinhas do rio São Francisco e com a arquitetura barroca de Ouro Preto, e terminando no Rio de Janeiro, quando se aproximou dos modernistas brasileiros. Assim, uma amizade começara a surgir com pessoas como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx, que encantados por suas fotografias, convidaram-no para documentar diversas obras.
Uma das mais icônicas aconteceu na década de 1950, quando Lúcio Costa e Oscar Niemeyer o chamaram para registrar a construção de Brasília. Nesse trabalho, ficou claro a linguagem fotográfica de Gautherot, onde as fotografias registram a relação entre a arquitetura, urbanismo e paisagismo com as pessoas. Na primeira fotografia (que foi escolhida pela minha dupla) é mostrada a construção da esplanada dos ministérios, uma visão de Brasília pensada por Lúcio Costa e Niemeyer. Por outro lado, a segunda mostra um local não pensado pela dupla, a Sacolândia, tanto que pediram para Marcel Gautherot não ir para lá, contudo o fotógrafo decidiu ir mesmo assim para registrar a situação das cidade satélites. Ambas as fotos são impactantes e expressam a linguagem e visão desse fotógrafo
Construção da Esplanada dos Ministérios - Brasília
Moradia nos Arredores da Cidade - Sacolândia
Comentários
Postar um comentário