Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2021

Dinâmicas Corporais

  Durante a aula, foi realizada uma dinâmica corporal com convidadas. Essa dinâmica consistia em explorações da relação entre corpo e espaço, em que andamos em velocidades e formas diferentes e meditamos. Esse processo gerou as mais diversas reações.  No meu caso, andar rápido pelo meu espaço foi impossível, visto que o trajeto é muito sinuoso e repleto de objetos frágeis. Ao andar extremamente devagar e com olho fechado, houve uma nova relação, pois assim perdi quase todo equilíbrio, exigindo muito da noção espacial que, prejudicada pela falta da visão, teve de ser compensada pelos outros sentidos.  Na parte em que meditamos foi pedido que imaginássemos aonde gostaríamos de acordar, eu pensei em uma varanda com sombra ao lado da água do mar, como naqueles resorts nas Ilhas Maldivas (queria). Curiosamente, grande parte da turma imaginou um local relacionado diretamente com praia, possivelmente por causa do fato de que aquele dia estava muito frio e de que esses cenários r...

Marina Abramovic & Pina

MARINA ABRAMOVIC: THE ARTIST IS PRESENT (2012)  Por sua vez, o documentário "Marina Abramovic: The Artist is Present" relata o processo de elaboração e realização de uma performance de mesmo nome, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A artista cria obras que, por meio do corpo, provocam e questionam a relação entre artista e público. Não diferentemente, nessa performance a sérvia ficou parada e calada durante muitas horas, enquanto trocava olhares com várias pessoas, que se sentavam uma por vez a sua frente. Essa relação provocou as mais diversas reações, desde choro até risada, fazendo com que essa seja uma das mais famosas performances até hoje. O sentimento que fica ao espectador, graças aos méritos do documentário, é uma grande vontade de experimentar a performance. PINA (2011)   O documentário "Pina", de 2011, trata do trabalho da icônica dançarina Pina Bausch, que impactou (e ainda impacta) o cenário da dança contemporânea. O longa relata a metodologia e d...

Desenho por Instrução

  Durante a aula, deveríamos produzir um desenho seguindo instruções ambíguas fornecidas. Por essa característica, os desenhos dos alunos variaram muito, abaixo segue o que eu produzi.

Cartaz Animado - Rodada Final

 Nessa etapa tivemos que produzir a versão final do cartaz animado, levando em consideração as discussões realizadas durante a aula. Abaixo segue o resultado.  

Cartaz Animado - Segunda Rodada

  Nessa rodada preparei alguns possíveis cartazes para discussão e escolha. Abaixo segue o resultado dos estáticos e dos animados.

Rascunho do Cartaz Animado

  Nesse etapa do trabalho temos que elaborar uma ideia para um cartaz animado para o evento fictício "Diálogos com Flusser". Planejo que meu cartaz transite entre duas figuras, uma televisão e uma câmera fotográfica, que aparecerão e sumirão em círculos.

Caos/Ordem x Abstrato/Figurativo

 Depois dos trabalhos sobre as duplas de designers, temos que selecionar produções dos designers apresentados pela turma e localizá-los em um gráfico/plano cartesiano, que horizontalmente define a obra entre figurativo e abstrato e verticalmente entre caos e ordem. Abaixo segue minha análise.

Saul Bass e April Greiman

  Nesse trabalho a turma foi dividida em grupos que seriam responsáveis cada um por pesquisar sobre pares de designers. O meu grupo ficou com Saul Bass e April Greiman. Saul Bass é um designer que trabalhou muito para o cinema, produzindo pôsteres para diversos filmes. Já April Greiman foi uma dos pioneiros a utilizar o computador como ferramenta de design. Ambos têm trabalhos que utilizam colagens com grande destaque às cores, sendo comum o uso de formas geométricas. Contudo, uma parte dos trabalhos do Saul Bass remetem a movimento, enquanto April Greiman trabalha com composições mais abstratas. Abaixo segue alguns exemplos, sendo os três primeiros do Saul Bass e os três últimos da April Greiman.

"Helvetica" e "La Antena"

LA ANTENA  "La Antena" é um filme argentino em que há muitos elementos expressionistas. Nele, é apresentado um cenário em que a televisão controla a cidade, roubando a voz de toda população, permitindo que apenas uma mulher com voz permaneça, a qual serve para manter a manipulação. Contudo, o filho dela também tem voz. Então ele, junto com uma garota chamada Ana e os pais dela fazem um plano para libertar a cidade, invadindo uma antiga antena com intuito de, através do garoto, devolver a voz para toda a cidade. O plano dá certo, mas eles têm que vencer diversos obstáculos impostos pelas pessoas da televisão. HELVETICA   Por sua vez, o documentário "Helvetica" conta a história a história da fonte Helvetica e apresenta as diversas opiniões de vários d es igners sobre ela. Essa fonte foi criada na década de 1950, no pós-guerra e mergulhada no modernismo, com intuito de inovar no design suíço, adquirindo mais legibilidade, neutralidade e versatilidade. Essa característ...

Rodada Final - Lorem Ipsum

  Nessa última rodada era necessário reconstruir a composição, fazendo com que o texto redesenhe a própria estrutura e nela seja observado um princípio principal e um secundário, de acordo com alguns princípios do design apresentados em drops durante a aula. No resultado final observa-se como princípio principal hierarquia e como secundário cor, que dialogam simultaneamente.

Nossas Imagens - Vilém Flusser

  Para Vilém Flusser, no texto "Nossas Imagens", as imagens devem ser explicadas, porque, como toda mediação entre o homem e o mundo, estão sujeitas a dialética interna. Elas representam o mundo para o homem, mas simultaneamente, se interpõem entre o homem e o mundo. Com a chegada da pós-história e a invenção da fotografia e da televisão "nasceu" uma nova relação da imagem com o mundo. As tecnoimagens surgiram, mas ao contrário das imagens tradicionais, não significam cenas, mas eventos. Contudo elas também não deixaram de ser imagens.  Porém, para o autor, as tecnoimagens programam em nós pensamentos pré-determinados. Cuja solução, segundo Flusser, é a formação de um quarto passo: a "tecnoimaginação". Essa é a capacidade de decifrar tecnoimagens.  A luz das conclusões retiradas desse texto, temos que analisar as perguntas produzidas no trabalho anterior sobre Flusser. Abaixo segue as perguntas e as considerações. 1) Em um livro sobre arte, que possui fig...

Lorem Ipsum sobre Lorem Ipsum

  Nesse trabalho é fornecido um texto sem significado, que deve ser incorporado à estrutura da composição da aula anterior, adquirindo função de elemento gráfico. Os textos devem também ter três níveis hierárquicos. Abaixo segue o resultado do meu trabalho.

Texto Como Imagem

  Durante a aula, tínhamos que fazer uma composição textual em curto prazo. Depois elas foram postadas em um slide e comentadas, a seguir a minha foto resultante desse trabalho.

Vilém Flusser - Imagem televisiva e espaço político

 Para Vilém Flusser, na cena, coisas acontecem, tudo é acontecimento. Por sua vez, no mundo linear processual nada acontece, tudo é evento. A diferença entre acontecimento e evento é que o acontecimento é fruto do acaso, do acidente, enquanto o evento é fruto de causas objetivas, que resultarão em consequências, seguindo uma linearidade.  Segundo Flusser, a dialética interna, que permite que as imagens escondam o mundo, é a razão para uma alienação. Imagens, que são fortemente magicamente carregadas, são destinadas para pessoas se orientarem no mundo, mas quando elas se tornam muito forte, as pessoas usam essa experiência de mundo para se orientarem na imagem. A imagem torna-se a realidade concreta e o mundo é apenas um contexto. Essa inversão da relação entre os mundo da imaginação e da experiência, é chamada pelos filósofos de idolatria. Tanto que Platão consideraria a arte e a imagem anti-política e anti-república (contra coisa pública). Com base nisso, surge a escrita line...