Pular para o conteúdo principal

"Helvetica" e "La Antena"


LA ANTENA

 "La Antena" é um filme argentino em que há muitos elementos expressionistas. Nele, é apresentado um cenário em que a televisão controla a cidade, roubando a voz de toda população, permitindo que apenas uma mulher com voz permaneça, a qual serve para manter a manipulação. Contudo, o filho dela também tem voz. Então ele, junto com uma garota chamada Ana e os pais dela fazem um plano para libertar a cidade, invadindo uma antiga antena com intuito de, através do garoto, devolver a voz para toda a cidade. O plano dá certo, mas eles têm que vencer diversos obstáculos impostos pelas pessoas da televisão.

Frameland » La Antena: silent protest against dictatorshipFrameland


HELVETICA

  Por sua vez, o documentário "Helvetica" conta a história a história da fonte Helvetica e apresenta as diversas opiniões de vários designers sobre ela. Essa fonte foi criada na década de 1950, no pós-guerra e mergulhada no modernismo, com intuito de inovar no design suíço, adquirindo mais legibilidade, neutralidade e versatilidade. Essa características encaixaram perfeitamente com a intenção de muitos modernistas e de várias grandes empresas, que abandonaram as antigas fontes e adotaram a Helvetica, fazendo com que essa adquira supremacia, a tal ponto que seu uso se tornou impercebível para o grande público. Atualmente, o uso da Helvetica causa opiniões de mais diversos tipos, há designers que defendem a utilização praticamente exclusiva dessa fonte, por causa da mensagem que ela passa, enquanto outros designers defendem que ela já está muito saturada e que é necessária mais originalidade nas fontes.

Videos para aprender mais sobre arte e design – Caderninho de Ideias



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do Não-Objeto - Ferreira Gullar

  Em "Teoria do Não-Objeto", Ferreira Gullar introduz sua teoria artística sobre o que define um não-objeto e para sustentar seus argumentos, ele faz referências a diversos artistas. A seguir há uma breve introdução a dezessete artistas citados e a foto de um de seus trabalhos. Apesar da instrução ser para escolher dez referências, acredito que essas dezessete contribuiriam mais para a total compreensão do texto. Kazimir Malevich: nasceu na Rússia e é conhecido por suas pinturas e arquitetura suprematista. O suprematismo é um movimento artístico modernista que é centrado em formas geométricas básicas. Vladimir Tatlin: nasceu na União Soviética e foi o primeiro teórico do construtivismo, que é um movimento estético-político. Além disso, ele é também conhecido por suas obras em contra-relevo. Maurice Denis:  pintor e escritor francês, participante do movimento simbolista e cujas teorias teriam grande impacto no cubismo, fauvismo e na arte abstrata. Claude Monet: pintor francê...

Cartaz Animado - Rodada Final

 Nessa etapa tivemos que produzir a versão final do cartaz animado, levando em consideração as discussões realizadas durante a aula. Abaixo segue o resultado.